BEM-VINDO

31 de mai. de 2013

Depoimentos Leituras

 Meus primeiros contatos com a leitura foram na infância, através de minha mãe. escolhíamos juntas o livro e ela lia um capítulo por noite. Vocês podem imaginar a ansiedade que sentia, esperando a próxima noite para descobrir a continuação da história? Tinha contato com gêneros diferentes, poesia e prosa. Essa experiência foi fundamental para minha vida; a leitura não apenas aguçou e coloriu minha imaginação, mas possibilitou-me, sobretudo, uma ação mais dialógica frente ao mundo. Nesse sentido, percebo o caráter libertário de um livro: ele nos convida a questionar o estado das coisas e a tentar agir sobre elas. 
Lembro-me, especialmente, de um livro que marcou minha adolescência: " 1968-O Ano que não terminou", do Zuenir Ventura. Tive, através dele, uma aula completa  sobre a recente história brasileira, que também mostrou-me que é possível ser didático, sem ser chato.
Em relação a escrita, lembro-me de uma professora da quinta série que sempre fazia leitura compartilhada. Discutíamos oralmente os textos e isso me dava maior clareza e segurança na hora de produzir o texto, uma vez que tinha chance de organizar meu raciocínio e elaborar melhor minha idéias. Também tínhamos o hábito de fazer produções escritas coletivas; faço isso com meus alunos e acredito que esse exercício estimula conceitos importantes como cooperação, interação e troca de idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário