Situação de Aprendizagem baseada no conto Pausa de Moacyr Scliar (Fernanda Brandão de Assis)
Tempo previsto: 4 aulas
Público alvo: alunos da oitava série/nono ano
Objetivo Geral: Ampliar os conhecimentos que os alunos dessa série possuem sobre o gênero, explorando a prática de oralidade, leitura e escrita.
Aula 1: Retomada de conceitos referentes ao gênero;
Informações sobre o autor (é interessante mostrar outros textos do autor;
Inferências sobre o título do texto.
Leitura compartilhada (fazendo pausas para elucidar trechos importantes e personagens).
Aula 2: Retomada do texto ( o professor deve reler algumas passagens);
Leitura individual e silenciosa dos alunos;
Análise e discussão de aspectos organizacionais e semânticos do texto (momento para que os alunos partilhem com os colegas as percepções da leitura).
Aula 3: Reconto oral do texto ( alunos devem ser instruídos a respeitar a ordem seqüencial do texto e seus personagens);
Discussão com foco no vocabulário (pertinente a inserção de aspectos gramaticais de forma contextualizada, tendo o texto como referência);
Sistematização das informações (alunos devem fazer como tarefa, para aula seguinte, um fichamento do texto).
Aula 4: Produção escrita (alunos devem reescrever o texto dando finais diferentes para o mesmo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário