BEM-VINDO

15 de jun. de 2013

Situação de aprendizagem: Texto Avestruz-Mário Prata

1)     Situação de aprendizagem:  Texto Avestruz-Mário Prata (JERÔNIMO AP. FERREIRA)

2)     Público alvo: 5ª série / 6º ano

3)     Tempo previsto:  4 aulas

4)     Conteúdo e temas: Capacidades de Leitura

5)     Competências e habilidades: Levantar hipóteses sobre o texto; localizar e comparar informações; produzir inferências; recuperar o contexto de produção do texto; perceber relações de intertextualidade; elaborar apreciações sobre o texto.

6)     Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz; comparação de informações de outro texto e de vídeo.

7)     Recursos: textos (crônica e letra de música); vídeo.

8)     Avaliação: discussão dirigida; produção de ficha técnica; análise e comparação de informações.

 

Para uma sondagem inicial, sugerimos que você converse com os alunos e descubra o que eles sabem, antes de ler o texto:

 

- Você tem animal de estimação?

- Que animal? -

- Você já viu um avestruz?

- Conhece a expressão "fulano tem estômago de avestruz"?

- O que significa isto?

- Como seria ter um avestruz como animal de estimação em casa?

 

*****Leitura em voz alta feita pelo professor: é a leitura recomendada, sobretudo, para as classes de alunos não alfabetizados, como possibilidade de aprendizagem da linguagem escrita antes mesmo que tenham compreendido o sistema.

***Após a leitura do texto, peça aos alunos para preencherem a ficha técnica do avestruz.

FICHA TÉCNICA....................................

Nome científico..................................

 

Peso..................................................

 

Altura...............................................

 

Expectativa de vida.....................

No final desta atividade, você poderá utilizar a lousa como um painel e anotar as conclusões dos alunos acerca das comparações que fizeram

Ouvir a música: Avestruz cantor ou outros da internet

http://youtu.be/QZfAFuVPEAQ

 



 

 





1.    Agora participe junto com seus colegas de um debate a respeito da imposição de limites pelos pais

 

            - Você acha normal o pedido do garoto?

- E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?

Junto com seu professor, assista ao vídeo Avestruz

 

http://youtu.be/P_rAtx0wcAE

 

-Compare as informações do vídeo com o texto de Mário Prata e responda: - O que dá o tom de humor ao texto?

DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In "Gêneros Orais e escritos na escola". Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário