1) Situação de aprendizagem: Texto Avestruz-Mário Prata (JERÔNIMO AP. FERREIRA)
2) Público alvo: 5ª série / 6º ano
3) Tempo previsto: 4 aulas
4) Conteúdo e temas: Capacidades de Leitura
5) Competências e habilidades: Levantar hipóteses sobre o texto; localizar e comparar informações; produzir inferências; recuperar o contexto de produção do texto; perceber relações de intertextualidade; elaborar apreciações sobre o texto.
6) Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz; comparação de informações de outro texto e de vídeo.
7) Recursos: textos (crônica e letra de música); vídeo.
8) Avaliação: discussão dirigida; produção de ficha técnica; análise e comparação de informações.
Para uma sondagem inicial, sugerimos que você converse com os alunos e descubra o que eles sabem, antes de ler o texto:
- Você tem animal de estimação?
- Que animal? -
- Você já viu um avestruz?
- Conhece a expressão "fulano tem estômago de avestruz"?
- O que significa isto?
- Como seria ter um avestruz como animal de estimação em casa?
*****Leitura em voz alta feita pelo professor: é a leitura recomendada, sobretudo, para as classes de alunos não alfabetizados, como possibilidade de aprendizagem da linguagem escrita antes mesmo que tenham compreendido o sistema.
***Após a leitura do texto, peça aos alunos para preencherem a ficha técnica do avestruz.
FICHA TÉCNICA.................................... | |
Nome científico.................................. |
|
Peso.................................................. |
|
Altura............................................... |
|
Expectativa de vida..................... No final desta atividade, você poderá utilizar a lousa como um painel e anotar as conclusões dos alunos acerca das comparações que fizeram Ouvir a música: Avestruz cantor ou outros da internet |
|
1. Agora participe junto com seus colegas de um debate a respeito da imposição de limites pelos pais
- Você acha normal o pedido do garoto?
- E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?
Junto com seu professor, assista ao vídeo Avestruz
-Compare as informações do vídeo com o texto de Mário Prata e responda: - O que dá o tom de humor ao texto?
DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In "Gêneros Orais e escritos na escola". Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário